quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PERFIL OU PERSONALIDADE



Agora se tornou quase que automático se usar a palavra perfil para se referir sobre as caracteriscas de alguém. É comum se ouvir que o perfil de fulano é tal, e o perfil de sicrano é assado. Não se usa mais a palavra personalidade para se referir ao modo de ser de uma pessoa. Isso, porque vivemos claramente em ambientes corporativos, e nos ambientes corporativos se há perfis e não personalidade. Até na família o ambiente se tornou corporativo. Ou, sempre fora corporativo. Vejamos o que diz o dicionário Houaiss sobre a palavra Perfil:

Substantivo masculino:

1 delineamento de um rosto visto de lado
2 contorno gráfico de uma figura, de um objeto, visto apenas por um dos lados
3 linha de contorno de qualquer coisa apreendida numa visão de conjunto.
4 descrição de uma pessoa em traços que ressaltam suas características básicas.

Agora vejamos a etimologia da palavra perfil: esp. perfil (1492) 'perfil, adorno sutil e delicado', do provç. ant. perfil 'dobra, prega, bainha', donde 'contorno de um objeto'; ver fi(l)-; f.hist. sXVII perfilo, 1813 profíl, 1858 porfíl.

Vejamos a palavra personalidade:

Substantivo feminino:

1 qualidade ou condição de ser uma pessoa
2 o conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral
3 aspecto visível que compõe o caráter individual e moral de uma pessoa, segundo a percepção alheia
4 aquilo que diferencia alguém de todos os demais; qualidade
essencial de uma pessoa; identidade pessoal, caráter, originalidade
5 aspecto que alguém assume e projeta em público; imagem
6 conjunto de características que distingue uma pessoa, um grupo de
pessoas, uma nação
7 Derivação: sentido figurado.
algo que reflete ou é análogo a uma distinta personalidade humana.
8 indivíduo notável por sua situação ou atividade social; celebridade
9 Rubrica: psicologia.
Conjunto dos aspectos psíquicos que, tomados como uma unidade, distinguem uma pessoa, esp. os que diretamente se relacionam com os valores sociais

Etimologia da palavra personalidade:

lat.tar. personalìtas,átis 'personalidade', der. de personális,e 'inerente à pessoa, pessoal', prov. por adp. do fr. personnalité (1495) 'aquilo que constitui a pessoa em geral, a possessão de si mesmo', (1762) 'caráter próprio de uma pessoa em particular', (1867) 'pessoa em vista, remarcável pela sua situação social, sua atividade'; ver person(i)-; f.hist. 1789 personalidade 'ataque, crítica pessoal', 1873 personalidade 'qualidades que definem a individualidade de alguém'.

Vendo a etimologia das duas palavras, vejo que a palavra perfil é uma espécie de GPS, que guia as pessoas por lugares previamente escolhidos e autorizados, enquanto que a palavra personalidade, me parece um mapa de um mundo desconhecido, não automatizado pela tecnologia corporativa. Vejo que a diferença entre a palavra perfil, tanto usada nos dias de hoje, e a palavra personalidade que, sempre fora usada com uma certa reticência, que essa diferença é de ordem postural. O perfil é, um recurso resiliente dos indivíduos nos meios corporativos. Já a personalidade, expõem muitas vezes as contradições do indivíduo.

Nenhum comentário: