domingo, 15 de junho de 2008

O PODER SIMBÓLICO


CÉLULAS-TROCO

Todos nos sabemos, do ser humano menos dotado de inteligência ao mais dotado de inteligência, que a posição da igreja Católica em relação às pesquisas embrionária, nada mais é, do que a defesa do seu poder simbólico. Não quer a igreja Católica perder o seu poder simbólico para a ciência; isso sem esquecemos dos cientistas que foram punidos por colocar em questionamento o conhecimento da igreja diante das coisas da vida e da grandeza do Universo. Entretanto, a igreja Católica recorre a mais um equívoco, quando toma uma posição retrógrada, diante de uma solução cientifica, que trará benefícios ao ser humano. Só que tem um porém, quem de fato usará as benesses das pesquisas de células-troco, será mais uma fez as elites, que patrocina estas pesquisas, e maiorias da população humana ficará sobre o domínio do poder simbólico da igreja Católica, ou ficará em último plano.

O que são células-tronco? Células-troncos são células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele.
O que são células-tronco embrionárias? Células-tronco embrionárias são aquelas encontradas em embriões. Essas células têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. São chamadas pluripotentes. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto-uma esfera com aproximadamente 100 células. As encontradas em sua camada externa vão formar a placenta e outros órgãos necessários ao desenvolvimento fetal do útero. Já as existentes em seu interior formam quase todos os tecidos do corpo. Estas são as células-tronco de embriões usadas nas pesquisas.

Bem, espero que que o Papa não precise das células-tronco, e se caso venha a precisar não faça as escondidas para então ter força e saúde para preservar o poder simbólico da igreja Católica diante das massas.