quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PERFIL OU PERSONALIDADE



Por Adu Verbis 

Agora, tornou-se quase automático o uso da palavra "perfil" para se referir às características de alguém. É comum ouvir que o perfil de fulano é tal, e o perfil de sicrano é assado. Já não se usa mais "personalidade" para designar o modo de ser de uma pessoa. Isso ocorre porque estamos claramente imersos em ambientes corporativos, onde há perfis e não personalidade. Até mesmo dentro da família, o ambiente se tornou corporativo, ou talvez sempre tenha sido assim. Vejamos o que diz o dicionário Houaiss sobre a palavra perfil:

Substantivo masculino:

  1. Delineamento de um rosto visto de lado
  2. Contorno gráfico de uma figura, de um objeto, visto apenas por um dos lados
  3. Linha de contorno de qualquer coisa, apreendida numa visão de conjunto
  4. Descrição de uma pessoa em traços que ressaltam suas características básicas.

Agora, vejamos a etimologia da palavra perfil:
Esp. perfil (1492) 'perfil, adorno sutil e delicado', do prov. ant. perfil 'dobra, prega, bainha', donde 'contorno de um objeto'; ver fi(l)-; f.hist. sXVII perfilo, 1813 profíl, 1858 porfíl.

Vejamos a palavra personalidade:

Substantivo feminino:

  1. Qualidade ou condição de ser uma pessoa
  2. O conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa moral
  3. Aspecto visível que compõe o caráter individual e moral de uma pessoa, segundo a percepção alheia
  4. Aquilo que diferencia alguém de todos os demais; qualidade essencial de uma pessoa; identidade pessoal, caráter, originalidade
  5. Aspecto que alguém assume e projeta em público; imagem
  6. Conjunto de características que distingue uma pessoa, um grupo de pessoas, uma nação
  7. Derivação: sentido figurado. Algo que reflete ou é análogo a uma distinta personalidade humana.
  8. Indivíduo notável por sua situação ou atividade social; celebridade
  9. Rubrica: psicologia. Conjunto dos aspectos psíquicos que, tomados como uma unidade, distinguem uma pessoa, especialmente os que se relacionam diretamente com os valores sociais.

Etimologia da palavra personalidade:

Lat. tar. personalìtas,átis 'personalidade', derivado de personális,e 'inerente à pessoa, pessoal', proveniente do francês personnalité (1495) 'aquilo que constitui a pessoa em geral, a posse de si mesma', (1762) 'caráter próprio de uma pessoa em particular', (1867) 'pessoa em vista, notável pela sua situação social, sua atividade'; ver person(i)-; f.hist. 1789 personalidade 'ataque, crítica pessoal', 1873 personalidade 'qualidades que definem a individualidade de alguém'.

Ao analisar a etimologia das duas palavras, percebo que perfil é uma espécie de GPS, que orienta as pessoas por caminhos já escolhidos e autorizados, enquanto personalidade parece mais com um mapa de um mundo desconhecido, não automatizado pela tecnologia corporativa. A diferença entre perfil, tão usado atualmente, e personalidade, que sempre foi empregado com certa reticência, me parece ser de ordem postural. O perfil é um recurso resiliente dos indivíduos nos meios corporativos, já a personalidade expõe, muitas vezes, as contradições do indivíduo.