quinta-feira, 5 de abril de 2012

LIONEL MESSI



Na historia do futebol, temos exemplos de jogadores que expressaram ao mesmo tempo, talento, elegância e inteligência, com uma bola nos pés. Dos três melhores jogadores de futebol na atualidade: Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar, Messi é o que carece de elegância com a bola no pé. Apesar, que o Cristiano Ronaldo não é uma sumidade no quesito elegância quanto este corre com a bola no pé, mas mesmo assim, ele mantém uma certa graciosidade que o Messi não tem. Messi, é um jogador de talento e faz com o seu talento resultados que comprovam o seu talento; porém, Messi, não tem a elegância com a bola nos pés que tinham seus compatriotas, Di Stefano e Maradona. 

Messi tem algo que bloqueia a sua elegância corporal, que deveria brotar pelo fato dele ser um grande jogador de futebol. Messi, com a bola no pé, se comporta como um deus que se desfaça nas coisas, mas como deus carece de graça corporal. A bola gruda no pé de Messi como se fosse parte dele e ele parte da bola. Se olhamos os gols de Messi, do primeiro gol feito como profissional, estes se repetem de forma tautológica; todos os gols de Messi têm os mesmos gestos. Os gols de Messi não têm a graça dos gestos corporais e a elegância dos gols de Maradona. Messi, como um jogador de talento, não herdou a graça e a elegância de Ademir da Guia, Garricha, Pelé, Zico, Falcão ou Zidane. 

O corpo de Messi guarda uma mudez, muito próxima da mudez do corpo das pessoas que sofrem de síndrome de down. Não estou aqui denegrindo o Messi nem as pessoas que foram acometidas pela síndrome de down. Quero dizer, que a comunicação quinésica do corpo do Messi não expressa elegância quanto os jogadores citados acima. Ou eu que devo ter alguma deficiência perceptual e não vejo elegância no futebol jogado por Lionel Messi.

Nenhum comentário: